MEMÓRIAS DA DITADURA E POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE DEMOCRACIA


IX Roda de Conversa em Porto Alegre
Dia 26 de abril de 2013
Horário: 13h: 30m às 20 horas.
Local: Sala 210, Instituto de Psicologia,  UFRGS, em Porto Alegre.

A proposta deste encontro é parte das atividades do coletivo da pesquisa “In(ter)venções Audiovisuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre”,  constituído de parcerias entre o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Instituto de Cultura e Arte da UFC, em Fortaleza; o Grupo de Pesquisa Educação e Micropolíticas Juvenis, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS; o CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional e o Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul - Feres, em Porto Alegre.  A pesquisa tem a perspectiva de cartografar como os jovens exercem o poder de intervir e inventar com arte e política em distintas experiências coletivas. Um dos eixos de análise são as políticas de resistência de coletivos de jovens que problematizam práticas da ditadura, com intervenções urbanas. 

PROGRAMA

13:30 - Abertura – Apresentação dos organizadores – Samantha Torres (Comissão de Direitos Humanos do CRP/RS), Nair Silveira (UFRGS), Deisimer Gorczevski  (UFC) e Daniela Tolfo (CAMP)

14:00 – 14:30 Ditadura: Ontem-Hoje nas subjetividades – Samantha Torres - Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do RS.

14:30 – 15:00  Apresentação do livro "Não calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul"- CAMP  (Centro de Assessoria Multiprofissional) – Carla Simone Rodeghero e Dante Guimaraens Guazzelli.

15:00 - 15:40 - Direito à Memória e Verdade – In(ter)venções Urbanas em Porto Alegre – Ronaldo Schaeffer  e Lúcio Centeno-  Levante Popular da Juventude. 

15:40 – 16:40 – Debate com mediação da professora Claudia Mayorga

16:40 - 17:00 – Lançamento do livro “Juventude e a Experiência da Política no Contemporâneo” – professora Claudia Mayorga 

INTERVALO - 17 às 17:30

17:30 – 18:10 Apresentação do Projeto “Ausências Brasil” com Fotografias de Gustavo Germano, realização Alice - Agência Livre para Informação  Cidadania e Educação - Cristina Pozzobon e Rosina Duarte.

18:10 – 18:50 Intervenções do Coletivo Aparecidos Políticos e a incidência nas Politicas Culturais. Sabrina Késia de Araujo Soares - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará. 

18:50 às 20:00 – Debate com mediação da profª Deisimer Gorczevski


CONVIDADOS
Sabrina Araujo  - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora no Coletivo de Pesquisa In(ter)venções Audiovisuais com Juventudes, no Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará.

Ronaldo Souza Schaeffer e Lúcio Centeno – militantes do  Levante Popular da Juventude (Porto Alegre)  – movimento  que investe na organização de jovens, na perspectiva de um projeto popular de sociedade.  Entre as atividades, tem realizado intervenções urbanas, criando “escrachos da ditadura”. 

Deisimer Gorczevski – professora do Programa de Pós-Graduação em Artes e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, no Instituto de Cultura e Arte na Universidade Federal do Ceará (UFC) – pesquisadora de In(ter)venções audiovisuais com juventudes.

Claudia Mayorga  Borges – professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -  pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em  Psicologia  Política, com estudos sobre Juventude e Participação.

Rosina Duarte – Jornalista e Coordenadora da ONG ALICE - Agência Livre para Informação Cidadania e Educação – ONG que desenvolve projetos de comunicação voltados para área social. 

Cristina Pozzobon – Artista, Jornalista e Colaboradora da ONG ALICE - Agência Livre para Informação  Cidadania e Educação.

Carla Simone Rodeghero – Professora da UFRGS e o historiador Dante Guimaraens Guazzelli – autores do livro "Não calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul".

Samantha Torres – Estudante de Psicologia PUC/RS, estagiária na Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia/RS.

Organização 
Professora Nair Silveira dos Santos e Mestrando Pablo Corazza - Grupo Educação e Micropolíticas Juvenis do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional - Instituto de Psicologia/UFRGS

Comissão de Direitos Humanos - Conselho Regional de Psicologia – CRP/07

Daniela Tolfo - CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional

Professora Deisimer Gorczevski e Mestranda Sabrina Araújo - Coletivo da Pesquisa In(ter)venções Audiovisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza – Grupo de Pesquisa Relação Infância, Juventude e Mídia – GRIM. Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Instituto de Cultura e Arte/UFC.

0 comentários:

Postar um comentário